Cerveja IPA é diferente das outras?

N

a última década, a cerveja IPA tornou-se um dos estilos mais populares entre os consumidores de cerveja artesanal.Tanto que é difícil hoje encontrar uma cervejaria artesanal que não produza pelo menos uma receita desse estilo particular e perfumado.Muitos a apreciam, mas… de onde vem essa sigla, afinal?O que é IPA e o que a torna diferente das outras cervejas?Vem, vamos descobrir isso juntos!

Cerveja IPA: o que significa a sigla IPA, afinal?

IPA é um acrônimo que deriva de India Pale Ale, um estilo de cerveja que, como você pode imaginar, tem alguma ligação com a Índia e você já vai entender o porquê.Antes disso, precisamos fazer uma observação importante: o nome do estilo é India Pale Ale e não Indian Pale Ale.Mesmo com toda a sua popularidade, vemos reiteradamente escrito e falado de forma equivocada por aí.Culpa, provavelmente, da sigla que a identifica, que se tornou mais difundida que o próprio nome do estilo.

IPA é um estilo de cerveja de origem inglesa, cuja sigla provém da abreviação de India Pale Ale.

No Brasil, é usualmente aceito pronunciá-la em bom português, “ipa”, embora essa questão não seja pacífica na comunidade cervejeira. Há muitos Sommeliers de Cerveja que defendem o respeito pela origem inglesa do estilo e a pronúncia em inglês – ai-pi-ei – onde quer que se esteja. 

Discussões linguísticas à parte, como dissemos acima, as três letras significam India Pale Ale e cada palavrinha dessa tem o seu próprio significado:

Pale / pêile / pode ser traduzido literalmente como “pálido”.

Ale / êil / é sinônimo de cerveja de alta fermentação, isto é, para a sua produção são utilizadas leveduras que fermentam a altas temperaturas (entre 16°C e 25°C). Ao lados das Lagers e das Lambics, as Ales compõem uma das três grandes famílias de estilos de cerveja. E é justamente nas Ales que as tradicionais cervejarias britânicas se especializaram. 

As cervejas Pale Ale começaram a aparecer no século XVIII graças às inovações introduzidas na malteação dos cereais e recebeu esse nome porque, com sua cor basicamente âmbar, se distinguia das cervejas escuras que dominavam o mercado antes disso. 

As Pale Ales foram conquistando mercado, tirando espaço das Porters e tornaram-se cada vez mais populares da segunda metade do século XIX em diante.

 

 

Fonte: https://cervejaemalte.com.br/blog/o-que-e-cerveja-ipa/